quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alimentos para o consumo

Os produtos para pessoas com diabétes esta crecendo bastante e hoje temos uma infinidade de produtos de baixo nível de açucar ou sem açucar nenhum.Vou mostrar alguns alimentos que substituem os alimentos comuns por refeições,lembrando que geralmente o diabético tem que comer 5 vezes ao dia.

Café da manhã:

Pão Francês ou de padaria: Pode ser substituido por pães lights,o pão que é mais recomendado é Pão Ligth Nutrella.Não quer dizer que o produto é totalmente sem açucar porque é diet,mas ele tem redução de açucar,todo o pão,bolacha, torradas e afins tem açucar devido a fermentação!

Manteiga: Manteigas comuns têm muitos carboidratos, você pode substitui-la por uma manteigra Light ou a Becel,depêndendo de suas necessidades.Eu comprei uma Qualy ligth e ela não tem carboidratos nem açucar, mas a Becel trás mais beneficios a saúde.Vale apena pertuntar quais suas necessidades ao nutricionista.

Leite: Geralmente as pessoas ficam na dúvida entre o integral,desnatado e semidesnatado.O integral tem mais carboidratos,o semidesnatado tem menos carboidratos porém menos cálcio e o desnatado (é pura água) tem menos de tudo.Já vi várias pessoas com diabétes que tomam integral,porém eu prefiro semidesnatado,pois o cálcio que perdo com ele recupero nas outras refeições que são ricas em cálcio.

Queijo: Andei observando e percebi que nos hospitais , geralmente no café da manhã, eles dão aquele queijo Polenghi acompanhados de algumas bolachas água e sal.Fui ver e consumindo duas porções daquele quijinho você consegue a quantidade de cálcio igual a de um copo de leite.E o melhor é que não tem açucar e os carboidratos são reduzidos.

Almoço:

Arroz: Substitua o arroz normal com arroz integral,aquele mais pretinho.O sabor é melhor e tem menos carboidratos

Feijão:Feijão Integral ,tempere normalmente mas claro que sem gorduras,pois no começo da diabétis é necessário sempre controlar a gordura para evitar problemas no coração e nas artérias.

Acompanhamento:Acompanhe tudo com muitos vegetais como a alface,tomate e uma bela salada.Peito de frango faz muito bem e a maioria das carnes brancas( de peixe ).

Lanche da tarde:

Para o lanche da tarde é preciso controlar o açucar e o carboidrato,por isso algo mais ligth e sem massas seria ótimo para a saúde.Tente dispensar massas, pois elas que são as mais responsáveis junto com o açucar por aumentar a glicemía.
Eu estou lanchando leite quente com uma papinha de abobóra.Você pode também fazer uma vitamina de abacate com acompanhamento de biscoitos diets,mas sem exageros.

Jantar:
Para podemos adotar a mesma composição do almoço,ou seja, muita verdura acompanhada de carne branca,com arroz e feijão integrais.

Para sobremesa: Para a sobremesa podemos preparar uma gelatina diet.Um segredinho que me ensinaram: Compre uma gelatina diet do sabor que mais gostar,misture com iorgute sem gosto e misture = fique uma delícia.

Pós jantar: Para o diabético geralmente o nutricionista recomenda que coma uma bolachinha salgada com leite para elevar o açucar ,com o fim de evitar pouco açucar no sangue quando o diabético estiver dormindo.


Obs: Aqui coloquei algumas dicas para o diabético substituir algumas receitas normais, mas sempre antes de fazer qualquer coisa por favor consulte seu médico ou nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário