quinta-feira, 26 de maio de 2011

Diário do diabétes

 Olá mundo, nessa sexta descobri que tenho diabétes tipo 1.Sou ainda muito jovem e não tinha conhecimentos bons sobre essa doença,incurável porém totalmente controlavel.De primeira levei um susto,minha glicose estava super alta,cerca de 600 !Passei horas no hospital tomando sorro e insulina para abaixar o nível de açucar no sangue.
Ao sair do hospital o médico me recomendou não comer açucar, porém mal sabia eu que grande parte do açucar que consumimos não esta nos doces, mas nas massas e em alimentos que são salgados.O tal do carboidrato é uma grande vilã para o diabético de "primeira viagem",ele é um açucar em potencial,ou seja, depois que comemos algo com carboidratos o nosso organismo o transforma
em açucar.Eu não sabia disso então comi vários pães,minha surpresa foi o 435 de glicose ,sendo que o normal depois de uma refeição é (para um diabético) 120 a 140.

Então pessoal fica a dica,o açucar também é encontrado em massas,óleos e em vários alimentos que são ricos em carboidratos.Outra coisa com que os diabéticos de primeira viagem devem tomar cuidado ao irem as compras é de não confundirem alimentos lights com alimentos diets.Os lights são para pessoas que querem emagrecer,então tem pouca gordura e na maioria das vezes tem carboidratos em demasiado,já os diets são os alimentos que são feitos especialmente para os diabéticos e pessoas que não querem exagerar no açucar.

Emocional:

Outra coisa que pesa no controle do diabético recente,ou antigo é a questão emocional.Geralmente quando se descobre a diabétes pensamos que apartir desse momento não iremos comer mais nada de doce,ou comida gostosa;Isso é mentira! O primeiro mês é o mais difícil,mas com acompanhamento médico e dedicação se você se esforçar nessa fase irá poder controlar o açucar no sangue de tal modo que vai poder administrar sua comida,então quando o açucar estiver muito baixo poderá comer aquele docinho ou quando for para uma festa poderá fazer um regiminho antes e comer um pouco a mais na festa.
Para aqueles que não vivem sem açucar no cafézinho, não se preocupe existe o adoçante sem açucar que tem o mesmo gosto de um com açucar e custa baratinho.

Vou dar outras dicas e postar algumas receitas legais para os diabéticos de primeira viagem assim como eu,que vale também para os antigos
.Não se esqueça,antes de qualquer atitude apresente ao seu médico ou nuticionista.Pois a diabétes de cada pessoa é diferente.